Wednesday, November 05, 2008

Obama é eleito o primeiro presidente negro dos EUA

RIO - O candidato democrata Barack Obama foi eleito, na madrugada desta quarta-feira, presidente dos Estados Unidos. Ele será o 44º presidente americano e o primeiro negro a comandar da Casa Branca. De acordo com a contagem do número de votos no Colégio Eleitoral, Obama tem 349 votos contra 163 do republicano John McCain (bastavam 270 para a vitória), a maior margem desde o pleito de 1996, quando Bill Clinton foi reeleito.

Está nos EUA? Comente o resultado

- O momento da mudança chegou à América - disse Obama a mais de 200 mil pessoas que lotaram o Grant Park, em Chicago. - A estrada à frente será longa. Nossa escalada será dura. Não deveremos chegar lá em um ano ou mesmo em um mandato, mas, América, eu nunca fui tão confiante do que esta noite de que nós chegaremos lá - acrescentou.

VOTO POPULAR (parcial):

Obama - 52%

McCain - 46%

COLÉGIO ELEITORAL (parcial)

Obama - 349

McCain - 163

CONGRESSO (parcial)

Democratas - 254 na Câmara / 56 no Senado

Republicanos - 173 na Câmara / 40 no Senado

Obama agradeceu à mulher, Michelle Obama , a quem chamou de "melhor amiga dos últimos 16 anos, rocha da família e amor da minha vida", avisou às filhas que elas ganharam um novo cachorrinho que vai com elas para a Casa Branca, lembrou da avó e disse que sentia falta de sua família naquela noite e, por fim, disse que a sua vitória era a vitória do povo.

No outro lado da disputa presidencial, McCain, bastante emocionado, reconheceu a derrota diante de uma multidão em Phoenix, Arizona, e pediu que o país se una sob o comando de Obama, com quem, salientou ele, tem diferenças políticas.



Para ser un poco diferente al resto las puse en portugués

digamos llama mas la atencion y de paso practico

1 comment:

Ricardo Nigga said...

obama o sei negrinho